Jump to content
Unfortunately we had to take download section back offline temporarily. We should have it working normally soon.
  • 0

Conferir FullSet pelos arquivos XML do HyperList


GregoryHouseMD

Question

Fala pessoal. Que bom ter uma parte no forum em português.

Estou com a seguinte dúvida:

Quando baixo um XML pelo HyperList ou uma "DATABASE" (que também é um arquivo XML) pelo forum, os XMLs vêm sem os HASHs/CRC dos arquivos.

Já vi vários torrents chamados "HyperSpin Ready", que são os jogos/arquivos descritos nesses XMLs, mas como são verificados sem os respectivos CRCs?

Como faço para esses XMLs serem tipo os arquivos DAT usados no RomCenter?

Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

15 answers to this question

Recommended Posts

Olá, bem vindo ao fórum.

Amigo, sei que um tempo atrás, o pessoal levava em consideração essa questão do CRC das roms, mas hoje isso não é importante. Acredito também, que por roms serem obtidas das mais diversas fontes, manter um CRC para bater com todas não é uma boa idéia, porém, os sets de roms mais confiáveis são os no-intro e afins. Quanto a segunda pergunta dos XMLs serem tipo DAT, não sei dizer.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelas boas-vindas.

Por que não seria uma boa ideia? Seria um jeito de padronizar os sets.

Então pra que serve o XML dos "databases"?

Geralmente estes XMLs possuem os nomes dos jogos em algum formato como Redump ou No-Intro, e analisando o XML, ele possui o campo CRC.

Link to comment
Share on other sites

Sim, é verdade que seria uma boa idéia ter uma espécie de padrão, as bases de dados que estão em desenvolvimento hoje não possuem CRC, veja uns exemplos:

 

Sega Mark III

<game name="94 Super World Cup Soccer (Korea)" index="" image="">
<description>94 Super World Cup Soccer</description>
<cloneof></cloneof>
<crc></crc>
<manufacturer></manufacturer>
<year></year>
<genre></genre>
</game>
 
GameCube
  <game name="4x4 Evo 2 (USA)" index="true" image="4">
    <description>4x4 Evo 2 (USA)</description>
    <cloneof></cloneof>
    <crc></crc>
    <manufacturer>Terminal Reality</manufacturer>
    <year>2002</year>
    <genre>Driving</genre>
    <rating>ESRB - E (Everyone)</rating>
    <enabled>Yes</enabled>
  </game>

 

É verdade que muitas possuem CRC, e que são baseadas nos sets no-intro.

 

Particularmente, eu não me prendo a CRCs, não vejo utilidade pra eles, além de que eu também adiciono muitos games com patches, no caso de games que são traduzidos, que só aí já quebram os CRCs oficiais, mas ainda assim, os games funcionam perfeitamente.

Não estou falando que se pudéssemos ter sets perfeitos todos perfeitos com os CRCs seria ruim, mas hoje, pelo menos pra mim, não faz nenhuma diferença.

 

Fique a vontade pra perguntar, é claro que o que eu falo aqui é só minha opinião.

 

Valeu!

Link to comment
Share on other sites

Quando tem os termos Hyperspin-Ready, significa que o set de roms vai bater com a base de dados oficial que tem no Hyperlist, ou seja, se uma base de dados possui 667 registros, ou 667 games, esse set que está como Hyperspin-Ready vai bater com essa quantia de roms.

Quando você ouve aqui no fórum o termo database, não está de nenhuma forma, relacionado ao CRC e sim a base de registros, cada registro é um game, e a base se dá com informações como gênero, CRC, desenvolvedora, ano de lançamento, etc.

A falta do CRC nos registros não faz a xml deixar de ser uma base de dados.

 

Não tenho certeza se fui claro, mas estou acompanhando os posts aqui pra esclarecer, se precisar.

Link to comment
Share on other sites

São bases de dados simples com o nome e região do game, gênero, desenvolvedora, CRC (quando disponível).

Basicamente essas XMLs são uma apenas uma lista com uma determinada quantia de games que é usada como base para o frontend e o gerenciador (RocketLauncher), mas não tem nenhuma função além dessa, o Clrmamepro usa outro tipo de base de dados, lembro que são mais .dats.

Quando aqui você lê os termos official database, significa basicamente que uma pessoa que ajuda nas bases de dados buscou a lista de todos os games lançados nos EUA, Europa e às vezes japão, sempre levando em conta que USA é a preferência, pois a maioria dos games antigos eram NTSC a 60Hz, os da Europa, em sistema PAL rodavam a 50Hz, fazendo os games lentos comparados com o NTSC e japão que é, se não me engano NTSC-J algo do tipo a 60Hz também, mas sempre como última opção devido a barreira linguística.

 

Então uma lista "oficial" aqui do fórum seria basicamente isso, uma base de dados que pega todos os games lançados nos Estados Unidos, em seguida os exclusivos Europeus (obviamente excluindo-se os que já foram lançados nos USA), e por fim, mas só em alguns casos, os exclusivos games japoneses, que são adicionados quando são considerados jogáveis sem conhecimento do idioma, ou quando há tradução disponível praquele game, normalmente um patch que traduz o texto do game.

 

Espero que tenha entendido o uso dessas Xmls.

Link to comment
Share on other sites

Entendi.

Isso que pretendia fazer, por exemplo, com os jogos do GameCube:

Ao invés de baixar o FullSet completo do GameCube, com os jogos em todas as regiões, baixaria primeiro os que fossem região NTSC-U, seguido dos exclusivos da região PAL e, por último, a região NTSC-J.

Justamente o que você falou. Repetir o mesmo jogo em várias regiões não me interessa.

E eu pensei que poderia fazer isso conferindo os jogos pelos banco de dados do HyperSpin, mas agora entendi que esses XMLs são pra outra coisa.

Valeu pela explicação.

Link to comment
Share on other sites

Não, é exatamente pra isso que existem essas XMLs e aqueles sets Hyperspin Ready que você falou anteriormente, essas Xmls já vêm com esses games filtrados dessa forma que estamos falando.

Por isso, você pode sim usar essas Xmls como base pra fazer sua coleção.

Link to comment
Share on other sites

Em todo FullSet as roms são conferidas pelo HASH (CRC32, MD5, SHA1 ...), os gerenciadores como RomCenter e Clrmamepro usam o HASH das roms "catalogadas" em arquivos DAT/XML.

Quando se compacta, por exemplo, um jogo de MAME em zip, dependendo do programa usado para compactar, do nível de compressão e de várias outras variáveis, o zip do mesmo jogo pode resultar em arquivos diferentes, com HASHes diferentes, o mesmo jogo compactado por mim pode resultar em arquivo com HASH diferente se compactado por você.

Por isso criaram o programa TorrentZip que recompacta o zip seguindo um padrão de compressão para que eu possa comparar dois arquivos zips e verificar se eles são idênticos, através dos HASHes.

Sem o CRC no XML eu consigo gerenciar nada. Queria montar o set de PS1/PSX de acordo com o XML daqui do HyperSpin, mas como vou saber se está de acordo? Se foi usado Redump ou Trurip?

É melhor eu pegar o DAT do RomCenter e verificar por ele, porém, vai aparecer várias versões do mesmo jogo, o mesmo jogo em regiões diferentes ... nos XMLs daqui do Hyperspin isso já vem "mastigado".

Por isso criei esse tópico, para saber o motivo de não estar aparecendo o CRC nos XMLs, pensava que tinha outro jeito de baixar ou que somente alguns usuários tinham acesso ao XML completo.

Mas entendi o que você quis dizer.

Link to comment
Share on other sites

CRCs pra sistemas em CDs, acho muito difícil você achar isso por aqui, tenho uma quantia de CDs de PS1, que estão todos comprimidos pra PBP, arquivos gigantes como os de PS2, Wii, GC, Dreamcast, não consigo nem mensurar onde existe tal informação já limpa com exclusivos por região.

Sinceramente, não vejo o ponto de ser tão técnico, fullsets compreendem todos os lançamentos oficiais de todas as regiões, estamos falando de Teras e Teras, não de 5, de 10, mas de 20 Tebytes pra cima, eu diria que 80% desse espaço seria inutilmente ocupado.

Aqui você encontra uma determinada quantia de sets limpos com USA-EUR-JAP, mas garanto que a maioria dos games japoneses nem são inclusos, só apenas quando são traduzidos, nem a XML do PS1 foi limpa no quesito japão ainda.

 

Pra se ter idéia só de lançamentos do Japão pra Saturn, são mais de 1000 títulos, que nem o no-intro, nem trurip, nem nenhum canal existe com precisão esse set, nem o site Segaretro deve ter catalogado essa quantia, e se observar, lá é o primeiro site que consigo pensar quando se trata de SEGA.

No-Intro com games japoneses pra PS1, Sat, são extremamente incompletos, digo isso porque andei garimpando um tempo atrás.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

×
×
  • Create New...