Jump to content
Unfortunately we had to take download section back offline temporarily. We should have it working normally soon.
  • 0

HYPERSPIN DO ZERO - NOVATO


Helsety

Question

Bom dia caros amigos,

A pouco tempo conheci o Hyperspin, e decidi que queria montar um sistema pra mim.

Comprei um HD Externo de 1TB, e estou pronto pra começar.

Mais por onde eu começo, qual versão devo baixar, como configurar?

São muitas as dúvidas, alguém tem um tutorial de preferencia em português para me passar ou me auxiliar?

Alguém pode me ajudar?

desde já agradeço imensamente pela ajuda de todos

Obrigado

Link to comment
Share on other sites

  • Answers 52
  • Created
  • Last Reply

Recommended Posts

20 hours ago, Aorin said:

Calma lá, tem algo acontecendo aí.

O que acontece quando você tenta abrir um game chamando ele no RLUI, ele carrega o Retroarch? Aparece alguma mensagem?

Se você quer a melhor experiência, não use 7z.

PBP eu usei até o dia em que o CHD foi suportado oficialmente pelo Mednafen PSX, gosto muito de PBP, desde o tempo que usei PSP, mas em termos gerais o CHD ainda ganha. Não estou colocando espaço acima de tudo, mas nesse quesito o PBP comprime até legal, mas menos que o CHD, este último já vi comprimir até mais que 7z em alguns casos, por incrível que pareça.

O retroarch e os cores estão nas versões atuais?

Preciso entender o que rola aí que não está abrindo os games, isso falo porque é tão simples usar CHD, praticamente o mesmo que abrir um game de Mega Drive em zip.

Oi cara, eu só estava dando uma ideia pro drama do outro cara, eu uso o RLUI, mas parti pro Attract-Mode... as minhas roms .7z abrem normalmente, mas gerando, lógico um loading pela descompactação... 

Eu uso muito o Retroarch, que suporta os Cores do Mednafen, o Mednafen puro é melhor, mas é pobre em shaders, se o CHD tivesse suporte para mais emuladores e um conversor mais prático eu até experimentava...

Link to comment
Share on other sites

33 minutes ago, Helsety said:

outro erro, agora no lynks, o jogo carrega e simplesmente não abre, ja configurei core no retroarch e tudo.

o jogo tbm ta abrindo dentro dessa janelinha pequena conforme print.

lynx.png

Você baixou o Retroarch no site oficial ou baixou a cópia de outra pessoa? Normalmente o Retroarch não vem configurado pra usar overlays como o da foto acima.

Em todo caso, tente apagar a configuração desse sistema, fica dentro da pasta config na pasta Retroarch, encontre a configuração referente ao Lynx e apague ela, depois tente abrir o game.

Outra coisa que pode estar ocorrendo, é que como você baixou o Hyperspin e RocketLauncher de outra pessoa, o RocketLauncher está usando Bezel, que é essa moldura aí acima, no RocketLauncherUI, entre nas configurações do sistema Lynx e desative o bezel dele.

Link to comment
Share on other sites

On 07/07/2018 at 11:50 AM, Aorin said:

O Retroarch possui uma pasta chamada "system", lá devem existir BIOS que são necessárias (ou não, no caso de consoles como Mega Drive e Master System mas ainda podem ser usadas pra serem exibidas ao iniciar um game, como no console original), no caso do Atari 5200, parece ser necessário a presença da BIOS, esse sistema eu não uso, apenas o Atari 2600 que não precisa de BIOS.

entendi, olhei a pasta system e o meu ta vazio

On 07/07/2018 at 11:56 AM, Aorin said:

Você baixou o Retroarch no site oficial ou baixou a cópia de outra pessoa? Normalmente o Retroarch não vem configurado pra usar overlays como o da foto acima.

Em todo caso, tente apagar a configuração desse sistema, fica dentro da pasta config na pasta Retroarch, encontre a configuração referente ao Lynx e apague ela, depois tente abrir o game.

Outra coisa que pode estar ocorrendo, é que como você baixou o Hyperspin e RocketLauncher de outra pessoa, o RocketLauncher está usando Bezel, que é essa moldura aí acima, no RocketLauncherUI, entre nas configurações do sistema Lynx e desative o bezel dele

Essa versão do retroarch que tem a moldura é a versão do amigo Ghostlost.

Mais tenho a versão oficial do site tbm.

Entrei nas confgs do linxs e tava usando as configurações globais.

Mais sinceramente, vou fazer o seguinte, vou começar tudo do zero...

pois, anteriormente, quando eu baixei tudo e começei do zero, tava tudo bem, apartir do momento que começei a baixar arquivos e inserir no meu HS começou os problemas, vou fazer isso agora e ja mando aqui pra vc 

Muito obrigado amigo @Aorin

Link to comment
Share on other sites

@Aorin outra coisa que esqueci de mencionar, foi que usei esse link para configurar meu hyperspin :

Tutorial hyperspin configuração  e fiz esse procedimento do link simbólico para pasta DATABASE e o arquivo SYSTEMS.XML.

Vc acha que devo manter esse procedimento do link simbólico, acha que vai ser útil, ou não devo fazer isso.

BEM, agora meu hyperspin está zerado e configurado com o rocketlauncher, vou mandar algumas prints das pastas pra vc analisar.

abaixo a pasta do hyperspin (diretório raiz do HD externo)

5b4253ac139e8_hyperspinpasta.png.0fac2f943acb0f76797981076690d22b.png

aqui a pasta do rocketlauncher dentro da pasta hyperspin (que está na raiz do HD)

5b4253ae86c3f_pastarocketlauncher.png.718e4e69199d80a9aa2639be67e1dbd9.png

Aqui a pasta RocketlauncherUI dentro da pasta rocketlauncher

5b4253b10eca5_pastarocketlauncherui.png.0137727acd02f21cd51390687e91a444.png

e por ultimo baixei o arquivo RocketLauncher Media.7z do site do rocketlauncher e extrai o conteudo para a pasta rocketlauncher, substituindo assim, a pasta media

5b4253b439a98_pastarocketlauncherui2.png.74b5b20be127b9f0428a7b20e7a976e6.png

 

Pronto agora será que ta tudo certinho?

 

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Helsety said:

Tutorial hyperspin configuração  e fiz esse procedimento do link simbólico para pasta DATABASE e o arquivo SYSTEMS.XML

A estrutura das pastas está OK, deve ser assim mesmo.

A questão dos links simbólicos, não há nenhuma necessidade, a pasta Databases fica dentro, onde o Hyperspin.exe está.

O ideal é você ter tudo na mesma HD mesmo.

É melhor começar do zero e deixar tudo no padrão, está seguindo o melhor caminho.

Link to comment
Share on other sites

42 minutes ago, Aorin said:

A estrutura das pastas está OK, deve ser assim mesmo.

A questão dos links simbólicos, não há nenhuma necessidade, a pasta Databases fica dentro, onde o Hyperspin.exe está.

O ideal é você ter tudo na mesma HD mesmo.

É melhor começar do zero e deixar tudo no padrão, está seguindo o melhor caminho.

blz ja coloquei o atari 2600 e ta funcionando perfeitamente.

Sobre os links simbólicos, a unica coisa que vou tive que fazer a mais foi copiar a pasta do sistema onde ta o .Xml, para a a pasta database do roketlauncher, segui o vídeo do ghostlost  abaixo para isso

Quote

 

No video ele usa o HYPERHQ para adicionar novo sistema em 1:49

já vi outros videos, inclusive eu tava seguindo, onde usava direto o rocketlauncherui para adicionar sistemas, nem abrir o hyperhq, dai fiquei na duvida, mais segui o tutorial dele e deu certo tbm.

acho que vou continuar usando o RLui pra adicionar os sistemas

Não sei se o proprio RLui adiciona os arquivos .xml na pasta database do rocketlauncher pq do contrario devo continuar copiando e colando as pastas dos sistemas com os xml la né?

Link to comment
Share on other sites

O RLUI é mais moderno, o HyperHQ ainda é usado para algumas configurações, mas adicionar o sistema no RLUI é melhor sim, muitas base de dados encontramos aqui:

http://hyperlist.hyperspin-fe.com/

Essas não são as mais atuais em todos os casos, as vezes existem atualizações que podem ser achadas aqui:

http://hyperspin-fe.com/forums/forum/17-hyperbase-databases/

No RLUI, quando adicionar um novo sistema, em Database Creation, deixe a opção que já é padrão em "No Database" mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, 

Estou de volta pra relatar os últimos acontecimentos.

Bem, consegui reconfigurar tudo e adicionei ate o momento 33 sistemas, porém apenas 24 estão funcionando 100%, estou tentando resolver os erros dos outros.

bem com os sistema NEC TurboGrafx-CD ocorre o seguinte erro da print:

erro.jpg.cc83dfe5f417a0e82b037da103be4dc8.jpg

tentei extrair  alguns jogos para testar mas, mesmo assim o retroarch não abriu os jogos.

ja no  NEC PC-FX depois de extrair os arquivos do .rar e atualizar a database aparece o seguinte erro:

erro2.jpg.866149bc1bcd5be4a33d7234a3f4cfe4.jpg

alguma sugestão? @Aorin ?

Obrigado por enquanto

Link to comment
Share on other sites

Não use os games em rar, use ou eles extraídos, preferencialmente no formato bin+cue, ou da forma que uso,  CHD, hoje os emuladores no retroarch suportam esta compressão (originalmente criada para MAME), além de comprimir bem os games, são lidos diretamente como uma ISO.

O primeiro erro da mensagem é porque está em rar, o emulador está tentando ler o rar e parece que o RL não está configurado pra extrair o game antes.

O segundo do erro é genérico, basicamente o módulo está esperando o retroarch abrir e ele não abre, pode ser falta de configuração apontando o core do sistema, no caso o pcfx, pode ser algo com o game extraído. 

Antes de prosseguir, se você também achar que compensa o uso da CHD, como uso no meu PC, será bom abandonarmos o uso de rar, não estou no PC agora, tenho um script que comprimi bin e ISO pra CHD, isso já deve resolver muita coisa que pode falhar no carregamento.

Pra você ter uma ideia de como é bom usar CHD.

Se juntar por exemplo, sega CD, neo neo CD, PC engine/tgcd, Dreamcast, PSP, ps2 etc, supondo que a soma de sua coleção de games fosse 1 TB pros sistemas em CD, comprimindo pra chd, ele pode cair pra 500 GB ou quase isso, sem contar que o retroarch vai ler o game sem que o rocket launcher precise descompactar ele.

Link to comment
Share on other sites

2 minutes ago, Aorin said:

Antes de prosseguir, se você também achar que compensa o uso da CHD, como uso no meu PC, será bom abandonarmos o uso de rar, não estou no PC agora, tenho um script que comprimi bin e ISO pra CHD, isso já deve resolver muita coisa que pode falhar no carregamento.

Pra você ter uma ideia de como é bom usar CHD.

Se juntar por exemplo, sega CD, neo neo CD, PC engine/tgcd, Dreamcast, PSP, ps2 etc, supondo que a soma de sua coleção de games fosse 1 TB pros sistemas em CD, comprimindo pra chd, ele pode cair pra 500 GB ou quase isso, semi contar que o retroarch vai led o game sem que o rocket launcher precise descompactar ele.

NOOOOOOOOOOOOOOOOSSA sem questionamento, vc pode me mandar esse tal Script que faz esse milagre? srsrsrsrsr

pode ter certeza que farei isso, quanto mais espaço mais sistemas e jogos, to contigo. 

To mexendo aqui logo mais terei novidades.

Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia,

Estou adicionando os sistemas ao meu Hyperspin, porém tem 2 sistemas que não estou conseguindo fazer funcionar, são:

Aamber Pegasus e Atari 8-Bits

Já configurei tudo e tentei pelo Retroarch, Mess, Messui e outros.

tem alguma configuração específica pra esses sistemas?

 

Link to comment
Share on other sites

On 13/07/2018 at 2:22 PM, Aorin said:

Não use os games em rar, use ou eles extraídos, preferencialmente no formato bin+cue, ou da forma que uso,  CHD, hoje os emuladores no retroarch suportam esta compressão (originalmente criada para MAME), além de comprimir bem os games, são lidos diretamente como uma ISO.

O primeiro erro da mensagem é porque está em rar, o emulador está tentando ler o rar e parece que o RL não está configurado pra extrair o game antes.

O segundo do erro é genérico, basicamente o módulo está esperando o retroarch abrir e ele não abre, pode ser falta de configuração apontando o core do sistema, no caso o pcfx, pode ser algo com o game extraído. 

Antes de prosseguir, se você também achar que compensa o uso da CHD, como uso no meu PC, será bom abandonarmos o uso de rar, não estou no PC agora, tenho um script que comprimi bin e ISO pra CHD, isso já deve resolver muita coisa que pode falhar no carregamento.

Pra você ter uma ideia de como é bom usar CHD.

Se juntar por exemplo, sega CD, neo neo CD, PC engine/tgcd, Dreamcast, PSP, ps2 etc, supondo que a soma de sua coleção de games fosse 1 TB pros sistemas em CD, comprimindo pra chd, ele pode cair pra 500 GB ou quase isso, sem contar que o retroarch vai ler o game sem que o rocket launcher precise descompactar ele.

Tu vai pro céu por ter tanta paciência cara... kkkk
Acho que CHD não é lido por qualquer sistema, pra ele acho mais fácil colocar em 7z mesmo...

Uso tudo 7z e chamo multidisks pelo M3u, compactando tudo numa só pasta. Somente os de PS1 que compacto em PBP, e compactar a pasta das roms diretamente pelas propriedades da pasta, dá um ganho de espaço muito bom tbm...

Link to comment
Share on other sites

55 minutes ago, Leonardo said:

Tu vai pro céu por ter tanta paciência cara... kkkk
Acho que CHD não é lido por qualquer sistema, pra ele acho mais fácil colocar em 7z mesmo...

Uso tudo 7z e chamo multidisks pelo M3u, compactando tudo numa só pasta. Somente os de PS1 que compacto em PBP, e compactar a pasta das roms diretamente pelas propriedades da pasta, dá um ganho de espaço muito bom tbm...

Calma lá, tem algo acontecendo aí.

O que acontece quando você tenta abrir um game chamando ele no RLUI, ele carrega o Retroarch? Aparece alguma mensagem?

Se você quer a melhor experiência, não use 7z.

PBP eu usei até o dia em que o CHD foi suportado oficialmente pelo Mednafen PSX, gosto muito de PBP, desde o tempo que usei PSP, mas em termos gerais o CHD ainda ganha. Não estou colocando espaço acima de tudo, mas nesse quesito o PBP comprime até legal, mas menos que o CHD, este último já vi comprimir até mais que 7z em alguns casos, por incrível que pareça.

O retroarch e os cores estão nas versões atuais?

Preciso entender o que rola aí que não está abrindo os games, isso falo porque é tão simples usar CHD, praticamente o mesmo que abrir um game de Mega Drive em zip.

Link to comment
Share on other sites

outro erro, agora no lynks, o jogo carrega e simplesmente não abre, ja configurei core no retroarch e tudo.

o jogo tbm ta abrindo dentro dessa janelinha pequena conforme print.

Agora quando escolgo um sistema e um jogo, aparece uma tela de loading, que não aparecia anteriormente.

Antes eu clicava o jogo abria na hora.

jaja aparecem mais erros

lynx.png

Link to comment
Share on other sites

12 minutes ago, Leonardo said:

Oi cara, eu só estava dando uma ideia pro drama do outro cara, eu uso o RLUI, mas parti pro Attract-Mode... as minhas roms .7z abrem normalmente, mas gerando, lógico um loading pela descompactação... 

Eu uso muito o Retroarch, que suporta os Cores do Mednafen, o Mednafen puro é melhor, mas é pobre em shaders, se o CHD tivesse suporte para mais emuladores e um conversor mais prático eu até experimentava...

Você não deve estar a par sobre quantos sistemas o Retroarch suporta em CHD, basicamente todos os consoles, PC Engine/Turbografx CD, Sega CD, 3DO, PSX, Saturn, Dreamcast, NEO GEO CD, enfim, basicamente tudo.

Quanto a uma forma de comprimir tudo em CHD, sim, é um script que converte os games em lote, caso queira experimentar, me avise que te mando.

Link to comment
Share on other sites

18 minutes ago, Aorin said:

Você não deve estar a par sobre quantos sistemas o Retroarch suporta em CHD, basicamente todos os consoles, PC Engine/Turbografx CD, Sega CD, 3DO, PSX, Saturn, Dreamcast, NEO GEO CD, enfim, basicamente tudo.

Quanto a uma forma de comprimir tudo em CHD, sim, é um script que converte os games em lote, caso queira experimentar, me avise que te mando.

Depois me manda que eu testo aqui quando puder.

Link to comment
Share on other sites

On 20/07/2018 at 8:14 PM, Aorin said:

Você não deve estar a par sobre quantos sistemas o Retroarch suporta em CHD, basicamente todos os consoles, PC Engine/Turbografx CD, Sega CD, 3DO, PSX, Saturn, Dreamcast, NEO GEO CD, enfim, basicamente tudo.

Quanto a uma forma de comprimir tudo em CHD, sim, é um script que converte os games em lote, caso queira experimentar, me avise que te mando.

Então, experimentei o CHD aqui e é melhor sim, mas o Reicast do Retroarch é zuado e não lê CHD v5, um dos motivos do CHD ficar melhor é que ele faz uma conversão inteligente de áudio .WAV para FLAC. comprimindo sem perdas... 

Link to comment
Share on other sites

42 minutes ago, Leonardo said:

Então, experimentei o CHD aqui e é melhor sim, mas o Reicast do Retroarch é zuado e não lê CHD v5, um dos motivos do CHD ficar melhor é que ele faz uma conversão inteligente de áudio .WAV para FLAC. comprimindo sem perdas... 

Sim, sem dúvida CHD é melhor.

Conseguiu o script? Se ainda precisar me avisa, o script está livre no fórum mas não lembro o tópico.

Quanto a v5 eu li algo sobre, as minhas não devem ser v5 porque todas funcionam.

Link to comment
Share on other sites

12 hours ago, Aorin said:

Sim, sem dúvida CHD é melhor.

Conseguiu o script? Se ainda precisar me avisa, o script está livre no fórum mas não lembro o tópico.

Quanto a v5 eu li algo sobre, as minhas não devem ser v5 porque todas funcionam.

Somente o Reicast da crash, mas o Demul roda de boa, o Saturn roda de boa, vou deixar na v5 mesmo pq pelo que li, é o único que pode se reverter para o formato anterior. Provavelmente devem adicionar suporte ao v5...

Pesquisando um pouco mais, a diferença é que somente a v5 não gera perda de qualidade, a v4 sim...
 Estão tentando suportar a v5 já...
https://github.com/reicast/reicast-emulator/issues/18

Link to comment
Share on other sites

Acompanhando o tópico, estava com problema de lag no audio/video do RetroArch, mas já resolvi.

Agora pegando os packs do @ghostlost, para deixar num pardão legal, e depois aos poucos incluindo mais sistemas.

Meu HS ja esta chegando nos 700GB, to achando que terei que converter para CHD também,  @Aorin, se puder depois informar onde baixo esse script?

No caso do script para funcionar o controle do PS3, preciso configurar o xpadder ou JoyTokey,  ou alguma alteração no script?

Link to comment
Share on other sites

Vou deixar o script aqui pra não bagunçar muito o tópico.

Ele é simples, basta você colar a pasta onde estão as isos abertas e onde quer salvá-las em CHD, exemplo, abrindo o arquivo CMD com um bloco de notas, você apenas precisa colar sua pasta de roms aqui, destaquei abaixo pra facilitar onde você modifica.

set rompath=C:\roms\

set destpath=C:\Compressed\

Supondo que seus games estivessem no C: na pasta roms\playstation, a linha ficaria assim:

set rompath=C:roms\playstation\

E você quer salvar os arquivos em CHD na pasta final onde o RocketLauncher vai achar eles, supondo, como no meu caso, que o Hyperspin esteja na letra K:\Hyperspin\Roms\Sony Playstation\

set destpath=K:\Hyperspin\Roms\Sony Playstation\

É bom você já saber de antemão que tem dois scripts, o !Batch - Bins+Cues to CHD.cmd vai esperar que você tenha os jogos em Bin+Cue, qualquer outro formato será ignorado, esse formato é o padrão mais sólido que existe, do grupo redump.org.

O outro script comprimi isos para CHD, usei esse para o sistema Panasonic 3DO, que era o único que estava em iso, porém vou pegar os mesmos games desse console em bin+cue futuramente pra ficar tranquilo, com as melhores cópias.

Aconselho você a deixar os games abertos, se possível, em uma pasta temporária por exemplo no C: e comprimir para outra HD, caso você use o Hyperspin em uma HD a parte ou externa, é sempre bom evitar sobrecarregar uma HD só com qualquer tarefa de compressão\descompressão.

!Batch isos to CHD.7z

Link to comment
Share on other sites

1 hour ago, Aorin said:

Vou deixar o script aqui pra não bagunçar muito o tópico.

Ele é simples, basta você colar a pasta onde estão as isos abertas e onde quer salvá-las em CHD, exemplo, abrindo o arquivo CMD com um bloco de notas, você apenas precisa colar sua pasta de roms aqui, destaquei abaixo pra facilitar onde você modifica.


set rompath=C:\roms\

set destpath=C:\Compressed\

Supondo que seus games estivessem no C: na pasta roms\playstation, a linha ficaria assim:

set rompath=C:roms\playstation\

E você quer salvar os arquivos em CHD na pasta final onde o RocketLauncher vai achar eles, supondo, como no meu caso, que o Hyperspin esteja na letra K:\Hyperspin\Roms\Sony Playstation\

set destpath=K:\Hyperspin\Roms\Sony Playstation\

É bom você já saber de antemão que tem dois scripts, o !Batch - Bins+Cues to CHD.cmd vai esperar que você tenha os jogos em Bin+Cue, qualquer outro formato será ignorado, esse formato é o padrão mais sólido que existe, do grupo redump.org.

O outro script comprimi isos para CHD, usei esse para o sistema Panasonic 3DO, que era o único que estava em iso, porém vou pegar os mesmos games desse console em bin+cue futuramente pra ficar tranquilo, com as melhores cópias.

Aconselho você a deixar os games abertos, se possível, em uma pasta temporária por exemplo no C: e comprimir para outra HD, caso você use o Hyperspin em uma HD a parte ou externa, é sempre bom evitar sobrecarregar uma HD só com qualquer tarefa de compressão\descompressão.

!Batch isos to CHD.7z

Tentei converter pra gdi e esse ai tbm não roda no Reicast...

 

Link to comment
Share on other sites

On 6/26/2018 at 11:50 AM, Aorin said:

Você pode começar baixando aqui:

 

Depois baixe o RocketLauncher, é um gerenciador de frontends, essencial no funcionamento geral de tudo. Veja o Hyperspin como a pele e o RocketLauncher como todo o sistema que gerencia o restante.

http://www.rlauncher.com/forum/vbdownloads.php?do=file&action=mirror&downloadid=1&mirrorid=1

 

O @SemCranio fez alguns tutoriais bem explicados aqui:

http://hyperspin-fe.com/tutorials/category/318-portugu%c3%aas/

 

O início pode parecer meio complicado, mas a curva de aprendizado pode ser rápida.

Mantenha esse tópico atualizado conforme você progride e novas dúvidas apareçam.

O tutorial do @semcranio não funciona.

Link to comment
Share on other sites

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.


×
×
  • Create New...